Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Profeta da desgraça antevê recessão "longa e feia" e queda de 40% do S&P 500

Nouriel Roubini revelou-se, numa entrevista à Bloomberg, bastante pessimista quanto às perspetivas para a economia mundial.

Carla Pedro cpedro@negocios.pt 20 de Setembro de 2022 às 16:06
  • Partilhar artigo
  • 25
  • ...

O economista Nouriel Roubini, conhecido como "Dr. Doom" – profeta da desgraça, ou 'Dr. Apocalipse' – por ter previsto o crash do imobiliário em 2007 e a consequente crise financeira de 2008, mostrou grande pessimismo quanto à economia global e ao desempenho do principal índice bolsista de Wall Street.

 

Em entrevista à Bloomberg, o professor de Economia na Stern School of Business, da Universidade de Nova Iorque, antevê uma recessão "longa e feia" nos EUA e a nível mundial em finais deste ano – que poderá durar todo o ano de 2023. A acrescer, prevê uma forte correção do Standard & Poor’s 500, que pode ir aos 40%

 

"Mesmo com uma recessão simples, o S&P 500 pode afundar 30%", alerta o CEO da Roubini Macro Associates. Já numa "verdadeira aterragem bruta", que é a que Roubini considera mais provável, o índice poderá mergulhar 40%.

 

Nouriel Roubini – que ganhou o epíteto de adivinho da pior crise económica e financeira desde a Grande Depressão depois de em 2005 ter advertido para o facto de o "boom" especulativo no mercado imobiliário norte-americano poder levar a uma crise económica – diz que quem espera uma recessão superficial deve olhar para os enormes rácios da dívida das empresas e governos.

 

À medida que as taxas de juro sobem e que os custos do serviço da dívida aumentam, "muitas instituições zombie, famílias zombie, empresas, bancos, banca fantasma e países zombie irão sucumbir", aponta. E, sublinha, será nessa altura que "veremos quem está a nadar nu".

 

E o que quer isto dizer? Só quando a maré baixa é que percebemos quem estava a nadar nu. Ou seja, as coisas podem parecer muito bem e bonitas até certo ponto, mas se uma empresa – por exemplo – estiver demasiado alavancada à espera que chegue uma onda e, em vez disso, apanha a maré baixa, ficará totalmente exposta.

Ver comentários
Saber mais S&P Nouriel Roubini Dr. Doom Wall Street Dr. Apocalipse
Outras Notícias