pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Trump e Von der Leyen instruem as suas equipas a acelerar negociações sobre tarifas

O Presidente americano ameaçou, no final de maio, impor imediatamente tarifas de 50% (em vez dos 20% que pretendia inicialmente) caso Bruxelas não demonstrasse maior disponibilidade para negociar.

Trump e Von der Leyen aceleram negociações comerciais após reunião bilateral no G7
Trump e Von der Leyen aceleram negociações comerciais após reunião bilateral no G7 DR
17 de Junho de 2025 às 07:34

O Presidente norte-americano, Donald Trump, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, realizaram na segunda-feira uma reunião bilateral, no âmbito da cimeira do G7, com ambos a ordenaram às suas equipas que acelerem as negociações comerciais.

"Discuti questões cruciais com o presidente Trump, da Ucrânia ao comércio. Em relação ao comércio, instruímos as equipas a acelerar o trabalho para chegar a um acordo positivo e justo", referiu Von der Leyen, numa mensagem na rede social X, acompanhada de uma fotografia com o presidente dos EUA, ambos sorridentes.

A cimeira do G7, o grupo dos sete países mais industrializados no mundo, "é uma oportunidade para se envolver em conversas positivas e aprofundadas entre os parceiros", acrescentou.

A reunião termina hoje em Kananaskis, nas Montanhas Rochosas do oeste do Canadá, e, além da ofensiva entre Israel e o Irão e do conflito entre Moscovo e Kiev, é marcada pela guerra comercial lançada pelo governo republicano dos EUA.

Na segunda-feira, o G7 centrou as suas discussões na situação económica global, que colocou todos os olhares em Trump.

O Presidente americano ameaçou, no final de maio, impor imediatamente tarifas de 50% (em vez dos 20% que pretendia inicialmente) caso Bruxelas não demonstrasse maior disponibilidade para negociar.

Depois de falar por telefone com Von der Leyen pouco tempo depois, decidiu adiar a possível data de implementação das tarifas para 09 de julho.

Bruxelas está confiante em chegar a um acordo até essa data, mas o grupo dos 27 Estados-membros admitem que serão necessárias novas negociações sobre os detalhes para além dessa data.

O presidente do Conselho Europeu, António Costa, reconheceu, quando questionado pela agência Efe à sua chegada a Kananaskis, que os problemas com Washington são evidentes e que, por isso, esta cimeira é especialmente importante para alcançar entendimentos.

Em sentido contrário, Trump anunciou na segunda-feira a finalização de um acordo comercial com o Reino Unido, anunciado pela primeira vez em maio, que deverá reduzir as tarifas sobre os produtos de ambos os países.

O republicano considerou o acordo justo para ambas as nações, destacando que "vai gerar muitos empregos e muitos rendimentos", embora o acordo final não inclua tarifas sobre o aço, como previsto anteriormente no acordo provisório, com as negociações sobre o assunto em curso.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio