Zelensky vai hoje a Bruxelas discutir acordo de paz com líderes europeus
Anúncio foi feito pela Presidente da Comissão Europeia.
- 4
- ...
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, vai este domingo, dia 17 de agosto, a Bruxelas para participar na videoconferência dos aliados europeus da Ucrânia sobre o acordo de paz proposto por Donald Trump após a sua reunião com Vladimir Putin.
"Esta tarde receberei Volodymyr Zelensky em Bruxelas", anunciou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, numa publicação na rede social X.
No encontro da passada sexta-feira com Donald Trump, Vladimir Putin exigiu que a Ucrânia se retira das regiões de Donetsk e Luhansk como condição para pôr fim à guerra.
Em troca de Donetsk e Luhansk, revelou o Financial Times, Putin afirmou que congelaria a linha da frente nas regiões do sul de Kherson e Zaporíjia, onde as suas forças ocupam vastas extensões de território, e não lançaria novos ataques para conquistar mais território.
Fontes próximas de Zelensky, citadas pelo FT, garantiram que o Presidente ucraniano não aceitará entregar Donetsk, mas que estaria aberto a discutir a questão territorial com Trump em Washington, onde ambos deverão reunir-se na segunda-feira.
Zelensky, afirmou no sábado que a recusa da Rússia em concordar com um cessar-fogo antes de iniciar as negociações de um acordo de paz dificulta a situação.
Ursula vpn der Leyen, Volodymyr Zelensky e ouytos líderes europeus vão viajar na segunda-feira para os EUA onde se irão encontrar com Donald Trump.
Mais lidas