Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Zenit paga 100 milhões por Hulk e Witsel (act)

Clube russo ataca forte no mercado português, enchendo os cofres de Porto e Benfica. Os clubes portugueses perdem dois dos principais jogadores.

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 03 de Setembro de 2012 às 21:22
  • Assine já 1€/1 mês
  • 13
  • ...
O mercado de transferências fechou na maioria dos países europeus, mas não na Rússia. E o Zenit não esperou pelo último dia para fazer duas contratações que vão ter forte impacto na Liga Zon Sagres deste ano.

O clube russo aceitou pagar 60 milhões de euros pelo portista Hulk e 40 milhões pelo benfiquista Witsel.

O empresário do jogador brasileiro revelou que Zenit deverá pagar 60 milhões pelo passe do jogador, sendo que 40 milhões de euros ficarão para o Porto.

Em comunciado ao reguldor, o Porto confirma que receberá 40 milhões de euros pelos 85% que detém no passe de Hulk, sendo que Zenit assumiu a responsabilidade dos encargos relativos ao mecanismo de solidariedade da FIFA. Um montate que corresponde a 3 milhões de euros. o restante valor a pagar pelos russos é distribuído pelo fundo que detinha 15% (nove milhões de euros) dos direitos desportivos e pela comissão de 10% por intermediação (seis milhões de euros).


40 milhões por Witsel

Em comunicado à CMVM, o Benfica adianta que alienou a título definitivo a totalidade dos direitos desportivos e económicos de Axel Witsel ao Football Club Zenit, “pelo montante de quarenta milhões de euros”.

Depois de ter vendido Javi Garcia ao Machester City por 20 milhões de euros, o Benfica nada podia fazer perante a oferta do Zenit, já que os russos pagaram o valor da cláusula de rescisão do belga.
Com 23 anos, Witsel custou 6,5 milhões de euros ao Benfica na temporada passada.

Já o valor que o Zenit pagou por Hulk ficou abaixo da cláusula de rescisão, que tinha sido fixada em 100 milhões de euros.

Segundo a nota oficial dos russos, citada pelo Record, Witsel vai manter a camisola n.º 28. Horas antes, a Federação Belga já havia confirmado a ausência de Witsel da sessão de treino, devido às negociações do médio com o Zenit.

Nos últimos dias, Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, confirmou a existência de várias propostas por algumas das jóias encarnadas e adiantou que, caso alguém cobrisse as cláusulas de rescisão, o clube pouco poderia fazer para segurar os futebolistas em causa.

Os dois clubes portugueses protagonizaram desta forma duas das três transferências mais caras do futebol europeu deste Verão. O valor pago por Witsel só foi superado pelos 42 milhões de euros que os franceses do PSG desembolsaram por Thiago Silva. 40 milhões de euros foi também o valor pago pelo Bayern Munique por Javi Martínez e pelo Chelsea por Eden Hazard. o PSG também pagou 40 milhões de euros por Lucas Moura.

Já os valores envolvidos na transferência de Hulk foram os mais elevados do ano. Segundo o Record, a transferência de Hulk é a sexta maior de sempre. Só os negócios envolvendo Cristiano Ronaldo, Zinedine Zidane, Zlatan Ibrahimovic, Kaká e Luís Figo foram fechados por montantes superiores aos que marcam a transferência de Hulk para o clube russo onde actuam dois jogadores portugueses: Bruno Alves e Danny.

(notícia actualizada com comunicado do Porto à CMVM)
Ver comentários
Saber mais Zeni Hulk Witsel
Outras Notícias