pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

ANMP: Colocação de docentes nunca fez parte da transferência de competências

O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Manuel Machado, disse que a colocação de professores nunca fez parte das negociações de transferência de competências para as autarquias.

Manuel Machado Presidente Camara Coimbra
Manuel Machado Presidente Camara Coimbra Pedro Elias
16 de Dezembro de 2014 às 19:08

"Relativamente às transferências [de competências da administração central para os municípios], na área da Educação, nunca esteve em cima da mesa a colocação de professores", assegurou Manuel Machado, que falava esta terça-feira aos jornalistas depois de ter participado numa reunião do Conselho Directivo da ANMP.

O Ministério da Educação e outras entidades "responderão por si". "Eu respondo pelas reuniões em que participei e pela ANMP", sublinhou Manuel Machado, referindo que "logo na primeira reunião" entre o Governo e a Associação de Municípios, para debater a transferência de competências, ficou claro que "esse assunto não era objecto de negociação".

Essa possibilidade "traria, de resto, várias implicações de ordem técnica e legal que os municípios teriam dificuldade em resolver", salientou Manuel Machado.

A ANMP entende que "as negociações para as transferências de atribuições e competências para as autarquias são um ato de grande responsabilidade", pois estão em causa "áreas especialmente importantes para as comunidades" que os municípios representam e para "os cidadãos no seu quotidiano", sustentou.

"A transferência de competências e atribuições da administração central para o poder local são matéria que tem de ser tratada com toda a transparência e clareza", conclui Manuel Machado.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio