Portugal entre os países da UE com maior percentagem de alunos a aprender duas línguas
Portugal está entre os países onde a esmagadora maioria dos alunos do secundário aprende duas línguas, numa lista liderada pelo Luxemburgo, o único país onde todos os alunos do secundário estudam dois idiomas.
Na União Europeia (UE) 58,8% dos estudantes no ensino secundário aprendem duas línguas, com o inglês a liderar as escolhas (97,3%). O francês é a segunda língua mais aprendida, por 33,8% dos estudantes. Os dados foram divulgados esta quinta-feira, 23 de Fevereiro, pelo Eurostat e referem-se a 2015.
Só há um país onde 100% dos alunos aprendem duas línguas: o alemão e o francês - o Luxemburgo. O segundo país que maior percentagem de alunos tem a aprender duas línguas é a Finlândia, com 98,4%. Entre os países onde menos alunos aprendem duas línguas estão a Hungria (6,0%) e a Áustria (8,8%).
Portugal surge em décimo lugar, com 86,8% dos alunos a aprenderem duas línguas. A mais comum é o inglês (93,9%) seguida pelo francês (66,6%).
Já quando analisados os dados de aprendizagem de línguas estrangeiras globalmente, 98,6% dos alunos que frequentam o ensino secundário na União Europeia aprendem línguas, com Dinamarca, Grécia, Luxemburgo, Malta, Áustria, Roménia e Suécia a cumprirem 100%. O país onde menos se aprende línguas é na Irlanda, onde o ensino de línguas estrangeiras abarca 88,3% dos alunos. Em segundo surge o Portugal, com 95,9%.
Mais lidas