Portugal tem das menores taxas de ofertas de emprego na Europa
Portugal tinha no terceiro trimestre deste ano das mais baixas taxas de ofertas de emprego da Europa, de acordo com os dados divulgados esta segunda-feira, 18 de Dezembro, pelo Eurostat, o gabinete de estatísticas europeu.
PUB
A taxa em Portugal era nessa altura de 0,9%, apenas mais alta do que na Grécia, em Espanha e na Bulgária. Compara com a média de 2% na União Europeia e de 1,9% na Zona Euro.
PUB
Um emprego vago corresponde a um posto de trabalho vago (recém-criado, desocupado ou prestes a tornar-se disponível) que leva o empregador a procurar activamente um candidato de fora da empresa com o objectivo de preencher o lugar imediatamente ou num futuro próximo, de acordo com as explicações apresentadas pelo Eurostat.
A taxa de empregos expressa a proporção em relação aos empregos ocupados.
PUB
A taxa portuguesa subiu duas décimas face a período homólogo, ainda assim abaixo das três décimas registadas ao longo do último ano tanto na União Europeia como na Zona Euro.
República Checa (4,1%), Bélgica (3,6%), Alemanha (2,7%) e Áustria (2,6%) são os países que apresentam a taxa mais elevada.
PUB
Os dados sugerem que as oportunidades de emprego continuam particularmente baixas em Portugal, mesmo apesar de o país já apresentar uma taxa de desemprego inferior às que são registadas na Zona Euro e na União Europeia, com excepção do desemprego jovem.
Mais lidas
O Negócios recomenda