Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Crescimento do emprego em Portugal duplica média da Zona Euro

A taxa de crescimento homólogo do emprego em Portugal foi a sexta mais elevada entre os países da Zona Euro.

A carregar o vídeo ...
Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 15 de Março de 2017 às 10:24
  • Assine já 1€/1 mês
  • 5
  • ...

O emprego em Portugal cresceu a um ritmo homólogo de 2,4% no quarto trimestre do ano passado, o que compara de forma favorável com a Zona Euro, onde a taxa de crescimento foi bem inferior (1,1%).


O crescimento registado em Portugal foi o sexto mais elevado entre todos os 19 países do euro, sendo que Malta, Irlanda, Eslováquia, Chipre e Luxemburgo registaram taxas mais elevadas. Na Eslovénia e em Espanha a taxa de crescimento foi igual à de Portugal.


De acordo com o Eurostat, este foi pelo menos o quarto trimestre consecutivo de aumento (em termos homólogos e em cadeia) do emprego em Portugal, sendo que a taxa acelerou ao longo do ano passado. Cresceu 0,8% no segundo trimestre de 2016, aumentou 2,2% no terceiro trimestre e fechou o ano a crescer 2,4%.


Na comparação em cadeia entre trimestres, o emprego aumentou 0,4% em Portugal no quarto trimestre, o que traduz uma desaceleração no ritmo de crescimento do terceiro trimestre (+1,3%).


O aumento do emprego em Portugal têm-se traduzido na descida da taxa de desemprego, que em 2016 baixou para 11,1% e continuou em queda no arranque do ano.  

No conjunto da Zona Euro o crescimento homólogo do emprego na Zona Euro foi de 1,1% no quarto trimestre, o que representa uma ligeira desaceleração face ao registado nos trimestres anteriores (+2,4% no segundo e +1,2% no terceiro trimestre).

As estimativas do Eurostat apontam para que o número de pessoas com emprego na Zona Euro tenha ascendido a 153,9 milhões no quarto trimestre, o que representa o nível mais elevado desde o terceiro trimestre de 2008. Já na União Europeia o emprego está mesmo no nível mais elevado de sempre, com 232,9 milhões de empregos.  

Ver comentários
Saber mais emprego desemprego mercado de trabalho trabalho taxa de desemprego Eurostat
Mais lidas
Outras Notícias