Fosso salarial entre Lisboa e resto do país é cada vez maior
Concentração de investimento e trabalhadores em torno da capital tem vindo a crescer na última década, acentuando as diferenças nas remunerações.

- 1
- ...
As diferença salariais entre Lisboa e o resto do país têm vindo a alargar-se na última década, com o distrito da capital do país a concentrar cada vez mais empresas e trabalhadores, escreve nesta segunda-feira o Jornal de Notícias.
O diário cita os últimos dados disponíveis do Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP) do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social relativos aos ganhos salariais totais por distrito, destacando que a remuneração média mensal ganha no distrito de Lisboa era em 2023 de 1.779,40 euros, superando em 313 euros a média nacional. Por comparação com o distrito do Porto, a diferença era de mais 335 euros. Face a Bragança, distrito com o ganho médio mais baixo, em Lisboa recebia-se em média mais 643 euros.
Dez anos antes, em 2013, Lisboa pagava mais 305 euros que a média nacional, com as diferenças salariais a alargarem-se.
Os dados do GEP indicam também que Lisboa tem vindo a aumentar a concentração de emprego, reunindo 30% dos trabalhadores do país em 2023 (29% em 2003). E tem vindo igualmente a aumentar a concentração de empresas, passando de 22,2% para 22,6% do total em dez anos.
Mais lidas