Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Taxa de desemprego sobe ligeiramente para 5,7% em março

Dados do INE indicam que a taxa de desemprego cresceu ligeiramente 0,1 pontos percentuais face ao registado no mês anterior. População desempregada terá aumentado 1,2% para 295,9 mil em março.

O desemprego aumentou no último trimestre, mas está abaixo do verificado há dois anos. Contudo, sobe o peso dos desempregados de longa duração.
João Cortesão
Joana Almeida JoanaAlmeida@negocios.pt 02 de Maio de 2022 às 11:26
  • Partilhar artigo
  • ...
A taxa de desemprego fixou-se em 5,7% em março, segundo os dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O valor é superior em 0,1 pontos percentuais ao registado no mês anterior, mas está 0,9 pontos percentuais abaixo da taxa registada há um ano.

Os dados do INE apontam para que a população desempregada aumentou 1,2% para 295,9 mil em março, face ao mês anterior. Ainda assim, em comparação com igual período homólogo, a população desempregada caiu "tanto em relação a de dezembro de 2021 (2,2%) como a março desse ano (11,5%)", indica o gabinete de estatística.

Já a população empregada diminuiu em março 0,2%, para um total de 4.877,3 mil trabalhadores. O número é inferior ao registado nos três meses anteriores, mas corresponde a um aumento de 3,7% face ao mês homólogo de 2021.

Em março, o INE estima ainda que "a população ativa tenha diminuído em 5,4 mil pessoas (0,1%)", com a população empregada a superar o aumento da população desempregada. Já a população inativa aumentou em 4,3 mil (0,2%) devido, sobretudo, ao acréscimo do número de pessoas não estão disponíveis, nem procuram emprego. 

A taxa subutilização de trabalho situou-se em 11,1%, valor igual ao do mês anterior, mas 1,8 pontos percentuais abaixo do valor registado em igual período do ano passado.

(notícia atualizada às 11h47)
Ver comentários
Saber mais INE trabalho desemprego
Outras Notícias