UGT entrega amanhã pré-aviso de greve geral
A UGT vai entregar esta quinta-feira no Ministério do Trabalho, às 12:30, o pré-aviso da greve geral para o dia 11 de dezembro. O anúncio foi feito em comunicado esta quarta-feira, antes da reunião com a ministra do Trabalho, Rosário Palma Ramalho, sobre as alterações ao Código do Trabalho.
À entrada para o encontro com Rosário Palma Ramalho, o líder da UGT disse que a central sindical não recebeu novas propostas, mas que os dirigentes da UGT têm "a expectativa que haja novas medidas" em vez de “mais do mesmo”.
PUB
“Acreditamos na negociação e no diálogo. E acreditamos que é possível na negociação e diálogo ultrapassar os obstáculos se vão colocando à negociação", disse o secretário-geral da UGT, à entrada da reunião no Ministério do Trabalho. "É por isso que não desistimos de vir. Vimos hoje, vimos amanhã, vimos os dias que forem necessários para ver se conseguirmos chegar a um diálogo. A UGT vai continuar a negociar até ao dia 11 e depois do dia 11. No dia 12 estaremos disponíveis para nos sentarmos à mesa”, afirmou.
Questionado pelos jornalistas, Mário Mourão afastou a ideia
de dois dias de greve, referindo que o que disse em entrevista ao Negócios e à Antena 1 "é que se
o próximo papel fosse como aquele mais valia marcarmos dois dias de greve". "Ainda nem conhecemos o papel portanto está fora de questão, foi apenas uma
citação que usei para dizer que venha o papel que vier mas com início, meio e
fim”.
De manhã, em declarações à Antena 1 e à RTP, no Parlamento, o líder da central sindical tinha confirmado a intenção de avançar para greve e referido que quer saber se o Governo está disponível para incluir propostas dos parceiros no anteprojeto. “Vamos ver é se o Governo quer trazer o anteprojeto como está ou se quer contributos dos parceiros na concertação social para que, quando chegar ao Parlamento, o anteprojeto venha muito melhor" do que estava. "Isso é o Governo que tem de resolver, não somos nós".
PUB
Convocada em protesto contra as alterações ao Código do Trabalho, esta será a primeira paralisação conjunta com a CGTP desde 2013. A central sindical liderada por Tiago Oliveira entregou o pré-aviso de greve para o mesmo dia 11 de dezembro na passada segunda-feira.
Notícia atualizada às 18:50 com as últimas declarações de Mário Mourão
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Parlamento Greve Desinformação e informação errada Partido Socialista CHEGA Rádio e Televisão de Portugal Tiago OliveiraMais lidas
O Negócios recomenda