pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

UGT entrega amanhã pré-aviso de greve geral

Anúncio sobre entrega do pré-aviso para greve geral de 11 de dezembro é feito no dia da reunião com a ministra do Trabalho. Mário Mourão disse esta manhã que vai perguntar ao Governo se quer ou não contributos antes do anteprojeto chegar ao Parlamento.

O secretário-geral da UGT mantém a greve geral e garante que vai insistir em dar contributos às alterações.
O secretário-geral da UGT mantém a greve geral e garante que vai insistir em dar contributos às alterações. Miguel Baltazar
16:44

A UGT vai entregar esta quinta-feira no Ministério do Trabalho, às 12:30, o pré-aviso da greve geral para o dia 11 de dezembro. O anúncio foi feito em comunicado esta quarta-feira, antes da reunião com a ministra do Trabalho, Rosário Palma Ramalho, sobre as alterações ao Código do Trabalho.

Esta manhã, no Parlamento, Mário Mourão reforçou a ideia de diálogo e disse que cabe ao Governo decidir se quer incluir contributos da UGT antes de o anteprojeto chegar ao Parlamento.

As nossas expectativas são sempre de diálogo, de compromisso. Não sei se é isso que vamos encontrar do outro lado, sinceramente, depois destes dias muito agitados sobre o anteprojeto", afirmou esta manhã o secretário-geral da UGT, , depois de uma reunião com o PS, no Parlamento. “Num anteprojeto que tem mais de cem artigos para rever, dez ou doze artigos é um documento muito inócuo", reiterou Mário Mourão, referindo-se ao documento que o Governo entregou na semana passada, depois de anunciada a greve geral com a CGTP, mas a, pelos órgãos da UGT.

“Há muita desinformação" sobre o processo, afirmou. "Nós não estamos, quase, a negociar. Estávamos a conversar mas não se fazia nada em termos de negociação. A negociação tem de evoluir. E não estávamos a evoluir, estávamos parados", acrescentou. "O Partido Socialista compreendeu a posição da UGT. Vamos ver é se o Governo quer trazer o anteprojeto como está ou se quer contributos dos parceiros na concertação social para que, quando chegar ao Parlamento, o anteprojeto  venha muito melhor" do que estava. "Isso é o Governo que tem de resolver, não somos nós".

A UGT foi recebida esta manhã pelo PS e pelo Chega. Para esta tarde estava marcado um encontro com o Livre.

Convocada em protesto contra as alterações ao Código do Trabalho, esta será a primeira paralisação conjunta com a CGTP desde 2013. A central sindical liderada por Tiago Oliveira entregou o pré-aviso de greve para o mesmo dia 11 de dezembro na passada segunda-feira.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio