Procuram-se secretárias com "canudo" e fluência em línguas
Secretária de direcção. Foi este o perfil mais procurado em 2014 pelas empresas que recorreram à área de secretariado e administração da Page Personnel (PP), especializada no recrutamento de quadros intermédios e funções técnicas de suporte. Representou 48% dos processos de contratação que entraram no ano passado naquele departamento, oferecendo uma média salarial de 21 mil euros anuais.
PUB
O balanço do recrutamento divulgado esta terça-feira, 27 de Janeiro, mostra que o aumento da actividade nestas áreas foi impulsionado pelos sectores farmacêutica e saúde (20%), grande consumo (16%) e financeiro (11%), que em conjunto representaram quase metade das contratações. As empresas do ramo da saúde e os escritórios de advogados vão continuar a alimentar a procura destes perfis em 2015, antecipou a PP.
PUB
As competências que são exigidas pelos recrutadores evidenciam que as responsabilidades actuais das secretárias vão muito além de actividades esterotipadas, como servir cafés ou atender telefones. Em 2014, quase 70% dos processos de recrutamento incluíam a procura de profissionais com formação superior – sobretudo a licenciatura em Assessoria de Administração ou Direcção. E um em cada quatro envolvia uma "componente internacional". A fluência em inglês (44%) e em espanhol (24%) foram as principais habilitações linguísticas exigidas.
PUB
"Além do crescimento da procura de perfis de secretariado executivo, estamos também a assistir à evolução da forma como estes profissionais são encarados e daquilo que é esperado deles", assinalou a directora executiva da PP. É que, detalhou Sílvia Nunes, "a secretária assume cada vez mais um papel preponderante na performance das empresas, somando às suas funções responsabilidades como gestão do economato, controlo de fornecedores externos e custos fixos, permitindo às empresas poupanças de mais de 40%".
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda