Alemanha: CDU chega a acordo de coligação com centro-esquerda. Merz mais perto de ser chanceler
O partido conservador alemão CDU liderado por Friedrich Merz chegou a um acordo de coligação com o Partido Social Democrata, o SPD.
PUB
O objetivo da aliança é reavivar o crescimento da maior economia da Europa, precisamente no decorrer de uma guerra comercial entre o bloco e os EUA - com as tarifas de 20% de Donald Trump sobre a União Europeia a entrarem hoje em vigor, o que agrava a possibilidade de recessão.
Chegam assim ao fim semanas de negociações entre o futuro chanceler alemão e o SPD, de centro-esquerda, depois de Merz ter ganhado as eleições legislativas de março sem maioria.
PUB
A junção das duas forças tradicionais do país parecia ser a única opção "centrista" viável, isto porque o partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD) garantiu o segundo lugar nas votações de março.
A CDU/CSU e o SPD vão anunciar mais detalhes da coligação, mais tarde, esta quarta-feira, em Berlim. O acordo tem ainda de passar pelo crivo dos membros dos sociais-democratas. Se obtiver luz verde, o poder volta às mãos dos conservadores, desta vez liderado por Merz, após o interregno de três anos de Olaf Scholz.
PUB
Esta é quinta vez que os dois partidos se coligam, três delas durante o governo de Angela Merkel.
Mais lidas
O Negócios recomenda