Novo escândalo de corrupção abala a Ucrânia e Zelensky

Andriy Yermak, o principal visado da investigação, é chefe de gabinete do Presidente ucraniano.
Novo escândalo de corrupção abala Zelensky
Sarah Meyssonier / Pool / Lusa - EPA
Negócios com Lusa 10:24

 A Agência Nacional Anti Corrupção da Ucrânia (NABU) anunciou que foram efetuadas buscas e apreensões esta sexta-feira na residência de Andriy Yermak, chefe de gabinete do Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

A Agência Nacional Anti Corrupção e a Procuradoria Especializada Anti Corrupção (SAP) disseram através de comunicado que as operações fazem parte de uma investigação "em curso" acrescentando que os detalhes vão ser "divulgados em breve".

PUB

Andriy Yermak está a ser investigado no âmbito de um esquema de corrupção envolvendo a empresa estatal Energoatom, responsável pela energia nuclear no país. 

Este é o segundo escândalo de corrupção num curto período de tempo a afetar a Ucrânia e a liderança de Volodymyr Zelensky. Em novembro, o Gabinete Anticorrupção Ucraniano anunciou ter realizado 70 buscas para desmantelar um “sistema criminoso” que permitiu o desvio de 100 milhões de dólares (cerca de 86 milhões de euros, ao câmbio atual) no setor energético. Esta operação acabaria mesmo por levar ao afastamento de dois ministros do Governo ucraniano.

Pub
Pub
Pub