Reino Unido acredita em "ataque iminente" e eleva nível de alerta para "crítico"
Depois do ataque esta sexta-feira de manhã no metropolitano de Londres, que provocou 29 feridos e que já foi reivindicado pelo auto-proclamado Estado Islâmico, ou Daesh, a primeira-ministra britânica anunciou que o país está agora em alerta máximo.
PUB
A decisão foi anunciada após May presidir a uma reunião do comité de emergência do governo ("Cobra"), tendo a chefe de Governo dito que pode haver um novo um atentado iminente.
PUB
Ao início da noite, o auto-proclamado Estado Islâmico, ou Daesh, veio reivindicar o ataque através de um comunicado divulgado pelo seu órgão de propaganda, Amaq.
O ataque no metro de Londres teve lugar às 8:20, na estação de Parsons Green, e foi perpretado através da explosão de um engenho artesanal. As imagens de videovigilância permitiram, entretanto, identificar um suspeito.
PUB
O momento da explosão coincidiu com a hora de ponta no metro londrino e Theresa May disse que a intenção era provocar "graves danos".
Awaiting verificiation and confirmation but suspicion is it may not have gone as planned #ParsonsGreen bag... wires... explosion.. pic.twitter.com/TKXDp3qriP
PUB
Deste ataque resultaram 29 feridos que tiveram de receber tratamento hospitalar.
O que é o comité Cobra?
PUB
O comité "Cobra" (siglas de Cabinet Office Briefing Room) é composto pelos principais ministros e só é convocado quando surge uma situação grave em matéria de segurança, como foi o caso.
Os últimos comités "Cobra" reuniram-se a 22 de Março, após o ataque perpretado no Parlamento britânico e nas suas imediações, depois a 23 de Maio na sequência do atentado da véspera no final do concerto de Ariana Grande em Manchester, e posteriormente a 4 de Junho – na sequência do ataque de dia 3 em Londres, quando uma carrinha atropelou várias pessoas junto à London Bridge, tendo logo de seguida havido esfaqueamentos nessa zona e também no Borough Market.
PUB
Houve ainda um outro comité "Cobra" a 19 de Junho, após um veículo ter avançado na noite anterior sobre peões em Londres, na Seven Sisters Road.
(notícia actualizada às 22:39)
Mais lidas
O Negócios recomenda