Vice-chanceler da Alemanha levanta dedo do meio aos neonazis
As imagens foram captadas na passada sexta-feira, 12 de Agosto, e mostram um grupo de cerca de 20 homens que interrompe um evento de campanha eleitoral em Salzgitter, na Baixa Saxónia, no qual participa o vice-chanceler alemão, o social-democrata Sigmar Gabriel.
PUB
Os manifestantes chamam-lhe "marxista comunista" e, conta o Guardian, fazem uma referência ao pai de Gabriel, simpatizante do nazismo: "O seu pai amava o país, e você o que faz? Você quer destruí-lo", atiram. O número dois do governo da chanceler Angela Merkel ri, antes de levantar o dedo do meio e virar as costas para o grupo.
Numa entrevista publicada antes das eleições federais de 2013, Gabriel havia revelado que cortou relações com o pai quando tinha 18 anos depois de descobrir a sua simpatia pelo regime nazi.
PUB
Gabriel, membro do SPD que governa em coligação com a CDU, tornou-se uma figura odiada para a extrema-direita alemã na sequência do apoio dado à política de "portas abertas" de Merkel durante a crise dos refugiados.
A versão original do vídeo partilhada nas redes sociais indica que o protesto foi organizado pelos Jovens Democratas Nacionais, o ramo da juventude oficial do NPD, um partido de extrema-direita que o Tribunal Constitucional da Alemanha poderá proibir neste Outono.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Sigmar Gabriel vice-chanceler Angela Merkel SPD dedo do meio neonazis AlemanhaMais lidas
O Negócios recomenda