Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Alemanha prepara novo pacote de estímulos de até 80 mil milhões

A imprensa alemã revela que o governo liderado por Angela Merkel está a preparar um novo pacote de estímulos económicos de 75 a 80 mil milhões de euros para apoiar a recuperação pós-covid-19. Pacote inclui alívio da carga fiscal e dos municípios.

Reuters
David Santiago dsantiago@negocios.pt 02 de Junho de 2020 às 10:06
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...

A Alemanha está a caminho de acrescentar volume ao já volumoso e histórico pacote de apoios à economia aprovado em março. De acordo com o semanário alemão Bild am Sonntag, o novo pacote em causa deverá valer entre 75 e 80 mil milhões de euros e destina-se a apoiar a retoma económica no período pós-covid-19.

Ainda segundo a publicação alemã, o governo federal de Berlim assegurará 60 mil milhões de euros, sendo o remanescente financiado por verbas dos estados federados (lander).

Estes novos estímulos devem consistir em cortes de impostos, no reforço da liquidez atribuída às empresas, na atribuição de apoios às famílias com filhos, em perdões de dívida aos municípios em maiores dificuldades e ainda subsídios à relevante indústria automóvel, assim como apoios extraordinários à aquisição de automóveis.

Em resultado da perspetiva de apoios às fabricantes germânicas, o setor automóvel europeu sobe mais de 3% nas bolsas europeias e lidera os ganhos na Europa.


O plano deverá ser apresentado durante a próxima semana pelos ministros das Finanças, o social-democrata Olaf Scholz, e da Economia, o democrata-cristão Peter Altmaier. Esta terça-feira, a chanceler Angela Merkel vai liderar um encontro da coligação de governo entre a CDU/CSU (centro-direita) e o SPD (centro-esquerda) para tentar fechar um acordo. Uma fonte citada pela Bloomberg adianta que o governo germânico poderá mesmo chegar a uma verba de 100 mil milhões de euros de estímulos.


Recorde-se que em março, quando já se perspetivava a pior recessão desde a Segunda Guerra, o executivo chefiado por Merkel aprovou um histórico conjunto de medidas de apoio à economia no valor de 750 mil milhões de euros.

Ver comentários
Saber mais Alemanha Bild Sonntag
Mais lidas
Outras Notícias