pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Fatia de 44% das exportações de Portugal para os EUA a salvo das novas tarifas

Dados facultados pelo INE ao Público mostram ainda que 15% das 4.255 empresas portuguesas que exportaram para os Estados Unidos no ano passado estavam dependentes a 100% deste mercado nas suas vendas para o exterior.

empresas de saúde medicamentos tecnologias covid
empresas de saúde medicamentos tecnologias covid Danish Siddiqui/Reuters
15 de Abril de 2025 às 08:40

Portugal exportou bens para os Estados Unidos no valor de 5.318 milhões de euros em 2024, dos quais 44,5%, equivalentes a 2.365 milhões, escapam às novas tarifas aplicadas por Donald Trump, noticia, esta terça-feira, o Público, com base em dados fornecidos pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

Da lista de produtos que se encontram, para já, a salvo das taxas alfandegárias figuram, por exemplo, os medicamentos, cujas vendas para o mercado norte-americano atingiram no ano passado 1.167 milhões de euros ou ainda os "óleos leves e preparações de petróleo", ou seja, as exportações de produtos petrolíferos da Galp Energia, a principal exportadora para os Estados Unidos, com vendas de 1.030 milhões de euros em 2024.

Olhando para o universo empresarial, verifica-se que das 4.255 empresas portuguesas que exportaram para os Estados Unidos no ano passado, 15% estavam dependentes a 100% deste mercado nas suas vendas para o exterior, segundo números facultados ao jornal pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Ver comentários
Publicidade
C•Studio