Exportações e importações de bens cresceram acima de 7% no primeiro trimestre
Estimativa rápida do INE revela que as exportações portuguesas de bens aumentaram, em termos homólogos, 7,8% nos primeiros três meses do ano, um ritmo superior ao registado nas importações. Aumento reflete crescimento de transações com vista a ou na sequência de trabalhos por encomenda.
As exportações portuguesas de bens aumentaram, em termos homólogos, 7,8% no primeiro trimestre deste ano, segundo a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgada esta terça-feira. As importações de bens também aumentaram, mas a um ritmo inferior ao das exportações (7,1%), contribuindo para diminuir o défice comercial.
"É importante referir que estas variações refletem, tal como aconteceu nos trimestres anteriores e em especial nas exportações, acréscimos nas transações de bens com vista a ou na sequência de trabalhos por encomenda, sem mudança de propriedade", salienta o INE. Em causa estão produtos que entram em Portugal para serem transformados ou processados em território português e depois regressam ao país de origem.
As transações de bens (tanto das exportações como das importações) aumentam, assim, pelo quarto trimestre consecutivo.
Em termos mensais, os dados relativos ao mês de março não são ainda conhecidos – o INE só deverá divulgá-los no próximo dia 9 de maio – mas os dados de janeiro e fevereiro davam já sinais de um arranque positivo para as exportações nacionais, com um crescimento de 11,9% face a igual período do ano passado. No caso das importações, o aumento até fevereiro foi de 5,8%.
No quarto e último trimestre de 2024, as exportações cresceram 3,9% e as importações subiram 6,2%, o que significa que, em termos comparativos, as exportações e as importações estão agora a crescer a um ritmo superior.
(notícia atualizada às 11:40)
Mais lidas