pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Inflação no Reino Unido avança para os 3,6% em junho

Valor fica acima do estimado pelo Banco de Inglaterra e é o mais alto registado desde o início de 2024.

reino unido uk bandeira
reino unido uk bandeira DR
16 de Julho de 2025 às 07:53

Os preços no consumidor no Reino Unido avançaram 3,6% em junho quando comparado com igual período do ano passado, ficando acima das previsões do Banco de Inglaterra, que apontavam para uma inflação de 3,4% em junho. A inflação foi influenciada acima de tudo pelo preço da comida e dos combustíveis, escreve a agência Bloomberg. Este é o valor mais alto desde janeiro de 2024. O valor representa uma .

A inflação nos serviços – um sinal ao qual o Banco de Inglaterra fica particularmente atento – manteve-se nos 4,7%, também acima do esperado. Já os preços da comida e das bebidas não alcoólicas, subiram 4,5%. Mas há outra justificação para o aumento generalizado dos preços.

"A inflação subiu em junho acima de tudo pelo preço dos combustíveis, que apenas desceram um pouco quando comparado com uma queda muito superior no mesmo período do ano passado", disse Richard Heys, o economista chefe do Gabinete Nacional de Estatísticas do Reino Unido (ONS na sigla em inglês).

Apesar de os níveis da inflação estarem muito acima do objetivo de 2% do banco central britânico, o que pressiona a estratégia de redução das taxas de juro, a expectativa do Banco de Inglaterra é que os aumentos de preço sejam temporários e "acalmem" no final do ano. Isto porque é esperado que um , motivado por um mercado de trabalho menos forte, ajude a reduzir os a procura e os preços no consumidor.

No início da manhã desta quarta-feira, a libra esterlina subia 0,16% face à divisa norte-americana, para 1,3407 dólares.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio