Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Schäuble pode suceder a Merkel. Conheça os potenciais candidatos

Angela Merkel quer continuar como chanceler alemã, mas a pressão para que ceda é cada vez maior. Já se perfilam os potenciais sucessores de Merkel como líder da CDU e também chanceler. Wolfgang Schäuble pode cumprir sonho.

Wolfgang Schäuble

Wolfgang Schäuble

O melhor chanceler que a Alemanha nunca teve pode, afinal, ainda vir a cumprir o sonho de liderar a chancelaria germânica. Com 76 anos de idade, o antigo ministro alemão do Interior e também das Finanças não faz parte do actual governo, tendo sido escolhido, pelo perfil respeitado, para presidir ao Bundestag mais polarizado da democracia alemã. Schäuble é visto como uma figura consensual no seio da CDU e pode ser empurrado a reunificar os democratas-cristãos em torno de um projecto.

Annegret Kramp-Karrenbauer

Annegret Kramp-Karrenbauer

A ex-ministra presidente do estado de Saarland é a chefe operacional da CDU, por escolha de Merkel, desde Fevereiro. Uma escolha vista como uma tentativa de Merkel determinar a sua sucessão. Angela Merkel é admiradora de Kramp-Karrenbauer, porém, foram já vários os putativos sucessor da chanceler que viram as "pernas cortadas" pela própria.

Jens Spahn

Jens Spahn

O actual ministro da Saúde é um dos mais ferozes críticos às opções políticas da chanceler. Merkel escolheu Spahn para esta função no que foi encarado como uma jogada da chanceler para manter um adversário interno sob controlo. Ortodoxo em questões económicos e crítico da abertura à imigração, Spahn representa uma alternativa clara à liderança de Merkel.

Ursula von der Leyen

Ursula von der Leyen

Quando em 2013 foi chamada para a pasta da Defesa (tornando-se a primeira mulher nesta função), muitos viram em von der Leyen a provável sucessora de Merkel. Mas apesar de continuar como ministra da Defesa no novo governo, von der Leyen parece já não ser a preferida da chanceler para a sua própria sucessão. A governante é uma das figuras mais pró-europeias da CDU.

Volker Bouffier

Volker Bouffier

O ainda líder do governo regional de Hesse (governa com base numa coligação entre a CDU e os Verdes). Bouffier ocupa um dos lugares na direcção da CDU e é alguém com apoios no seio do partido.

Peter Altmaier

Peter Altmaier

O actual ministro da Economia e ex-chefe de gabinete de Merkel é um dos raros políticos que merece estrita confiança da chanceler. Dado o perfil conciliador, Altmaier é apontado como um dos mais capazes de conciliar as duas correntes com maior força na CDU. Seria certamente uma escolha do agrado de Merkel.

Julia Klöckner

Julia Klöckner
Com um perfil mais conservador em matérias de costumes do que Angela Merkel, a ministra da Agricultura é também uma figura capaz de congregar apoios junto da facção mais à direita dos democrats-cristãos

Armin Laschet

Armin Laschet

O ministro presidente da Renânia do Norte-Vestefália, cargo assumido em 2017 ano, é um político em ascensão, especialmente depois de há um ano ter derrotado o SPD naquele estado, tradicionalmente um reduto social-democrata. Laschet é também um dos cinco vice-presidente da direcção de Merkel na CDU, o que confirma o peso no partido.

David Santiago dsantiago@negocios.pt 29 de Outubro de 2018 às 13:22
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A chanceler alemã Angela Merkel anunciou esta segunda-feira, 29 de Outubro, que em Dezembro não se recandidata à presidência da CDU, cargo que ocupa desde 2000. Merkel revelou ainda que pretende concluir o quarto mandato como chanceler, que apenas termina em 2021. 

No entanto, a pressão para que Angela Merkel abdique da chefia da "grande coligação" (CDU/CSU-SPD) tem vindo a avolumar-se e não faltam possíveis sucessores. O seu antigo ministro do Interior, primeiro, e das Finanças, depois, será mesmo o nome com mais possibilidades de substituir Merkel na chancelaria germânica. 


Ver comentários
Saber mais Angela Merkel Alemanha CDU
Mais lidas
Outras Notícias