Putin disponível para tréguas no conflito na Ucrânia para negociar acordo de paz
O presidente russo está recetivo a um cessar-fogo desde que haja progressos em direção a um acordo de paz duradouro, avança a Bloomberg.
A Rússia está disposta a negociar um cessar-fogo temporário na Ucrânia desde que haja progressos em direção a um acordo de paz final, de acordo com fontes conhecedoras da situação em Moscovo citadas pela Bloomberg.
No primeiro sinal de uma resposta positiva de Vladimir Putin, o Presidente russo, ao apelo de tréguas no conflito por parte de Donald Trump, a oferta foi transmitida nas conversações do mês passado na Arábia Saudita entre responsáveis da Rússia e EUA, referem as fontes.
Para concordar com o cessar das hostilidades, terá de haver um entendimento claro sobre os princípios de um acordo de paz final, referem as fontes. A Rússia insiste em particular na definição de parâmetros de uma possível missão de paz, incluindo os países que farão parte da missão.
Os detalhes surgem num momento em que representantes dos EUA e da Ucrânia se preparam para uma reunião na Arábia Saudita nas primeiras conversações diretas entre os dois países desde a discussão entre o Presidente norte-americano e o homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, na semana passada, na Casa Branca.
O enviado especial dos EUA para a Ucrânia, Steve Witkoff, disse que a reunião pretende definir o "enquadramento para um acordo de paz e um cessar fogo inicial". Já o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, não respondeu a um pedido de comentários.
Mais lidas