Brexit: Até ao último dia "tudo pode acontecer", diz Barnier
"Não vou fazer comentários sobre a situação política britânica. [Mas] Tudo é possível até ao dia em que saem", disse esta sexta-feira principal o negociador da União Europeia para o Brexit, Michel Barnier.
PUB
"A 30 de Março próximo, às 00:00, 23:00 no Big Ben, eles saem. E, ao mesmo tempo, saem de 750 acordos internacionais e de todas as agências europeias. É automático, mecânico, jurídico", prosseguiu. "Até lá, pode haver mudanças", admitiu.
PUB
Michel Barnier falava em Lisboa, num debate com o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, sobre a saída do Reino Unido da UE, e respondia a uma pergunta da audiência sobre se, em face das divergências dentro do próprio governo britânico, o Brexit é reversível.
Michel Barnier repetiu que "lamenta" a decisão tomada pelos britânicos em referendo de abandonar a UE e afirmando-se aberto a todos os desenvolvimentos ao processo negocial, mas frisou que a decisão não é sua, apenas, mas de todos os 27.
PUB
"No processo de negociação que conduzo, qualquer mudança, de objectivo ou de processo, tem de ser acordada a 27+1", disse.
PUB
"Até ao momento da carta de [a primeira-ministra britânica] Theresa May, em Março passado, o processo era unilateral: os britânicos votam, decidem sair da União. A partir do momento em que recebemos a carta, é um processo colectivo", explicou, referindo-se à carta britânica pedindo a activação do processo de saída da UE.
Michel Barnier está desde quinta-feira em Lisboa, no âmbito de uma acção diplomática que, explicou, o leva a cada semana a um Estado-membro diferente para explicar "as negociações do Brexit.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Augusto Santos Silva Brexit Reino Unido da UE Michel Barnier Theresa May UEAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda