Porto defende candidatura à sede da Autoridade Aduaneira Europeia contra oito "rivais"

Portugal formalizou a candidatura no início de dezembro do ano passado. Audição com eurodeputados é um dos passos necessários antes do anúncio do vencedor.
Avenida dos Aliados, Porto
Ricardo Jr / Correio da Manhã
Rui da Rocha Ferreira 14:06

Portugal – mais especificamente a cidade do Porto – está na corrida para acolher a sede da Autoridade Aduaneira Europeia (EUCA na sigla em inglês). E esta quarta-feira, 28 de janeiro, dá-se um importante passo nessa candidatura. Os eurodeputados do comité do mercado interno organizam uma sessão de perguntas e respostas com as nove cidades europeias que estão a concorrer para assegurar a sede da EUCA.

Os eurodeputados vão pedir aos representantes das cidades que expliquem os planos de infraestrutura previstos e quais as capacidades que têm para dar apoio a uma autoridade que será central na gestão da entrada de bens no contexto europeu.

PUB

Além do Porto, existe oito outras candidaturas: Liége, na Bélgica; Málaga, em Espanha; Lille, em França; Zagreb, na Croácia; Roma, Itália; Haia, nos Países Baixos; Varsóvia na Polónia; e Bucareste, na Roménia.

A sessão com os candidatos começa às 08:00 horas de Portugal Continental.

Segundo a informação , a Comissão Europeia já fez uma primeira avaliação das candidaturas apresentadas pelos países. "Este é um passo importante no procedimento parlamentar interno, permitindo aos eurodeputados analisar, avaliar e comparar as candidaturas antes da votação interna", lê-se na informação disponibilizada.

PUB

No início de dezembro, os ministros dos Negócios Estrangeiros e das Finanças, bem como o presidente da Câmara do Porto, .

Pub
Pub
Pub