Tarifas de Trump: Costa defende UE “firme, unida e disposta” a proteger interesses
O presidente do Conselho Europeu, António Costa, defendeu hoje que a União Europeia (UE) deve permanecer "firme, unida e pronta" para proteger seus interesses, ao mesmo tempo em que "constrói parcerias comerciais sólidas em todo o mundo".
Estas declarações surgem após o anúncio do Presidente dos EUA, Donald Trump, de que iria impor tarifas de 30% sobre produtos europeus a partir de 01 de agosto.
PUB
"A UE permanece firme, unida e pronta para proteger os nossos interesses, apoiando plenamente os esforços da presidente (da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen) e da Comissão para chegar a um acordo justo com os EUA", disse Costa, numa mensagem nas redes sociais.
Costa acrescentou que as tarifas "alimentam a inflação, criam incerteza e prejudicam o crescimento económico" e que a UE vai continuar a "construir parcerias comerciais sólidas em todo o mundo".
Trump anunciou hoje que vai impor tarifas de 30% sobre produtos da UE a partir de 01 de agosto, numa carta a Von der Leyen, publicada na sua rede social, Truth Social, e datada de sexta-feira, 11 de julho.
PUB
Von der Leyen respondeu que se mantém disposta a continuar as negociações com os EUA para chegar a um acordo antes de 01 de agosto, mas não descarta contramedidas "proporcionais" para "salvaguardar" os interesses europeus.
Saber mais sobre...
Saber mais Crescimento económico Tarifas Inflação União Europeia António Costa Donald Trump Estados UnidosQuem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda