Tensão crescente com a Rússia domina cimeira europeia
O primeiro-ministro, António Costa, participa esta quinta e sexta-feira, em Bruxelas, numa cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE) cuja agenda é dominada pelas questões da imigração, comércio e as relações, cada vez mais tensas, com a Rússia. Este Conselho Europeu será também o primeiro no qual participa a primeira-ministra britânica, Theresa May, que deverá dar conta aos 27 parceiros europeus de que modo o seu governo tenciona levar a cabo o processo de saída do Reino Unido da UE, na sequência do referendo que ditou o 'Brexit'.
PUB
Além do tema da imigração, que tem feito parte da agenda das últimas cimeiras de líderes da UE, mas que não deve conhecer grandes desenvolvimentos na reunião de hoje, o assunto que promete animar a discussão, durante o jantar de trabalho, é a Rússia.
PUB
O projecto de conclusões do encontro, obtido pela AFP, omite a ameaça de sanções, apesar de tais apelos por parte dos EUA e do Reino Unido, mas intensifica o tom contra a Federação Russa. "O Conselho Europeu condena fortemente os ataques pelo regime sírio e pelos seus aliados, designadamente a Rússia, a civis em Alepo". No texto também se avisa que "os responsáveis pelas violações da lei humanitária internacional e dos direitos humanos têm de se explicar".
PUB
Os líderes da Alemanha e França preveniram na noite de quarta-feira que não excluem a imposição de sanções. "Tudo o que puder ser uma ameaça pode ser útil", respondeu o Presidente francês, François Hollande, a uma questão sobre possíveis sanções, horas antes da cimeira europeia em Bruxelas. Por seu lado, a chanceler alemã, Angela Merkel, acrescentou: "Não podemos remover essa opção".
PUB
Outro tema forte da cimeira será o comércio, numa altura em que a UE está a negociar tratados com vários parceiros - o mais polémico dos quais o acordo transatlântico com os Estados Unidos, o TTIP -, e em que está ameaçada a assinatura de um acordo de livre comércio com o Canadá (CETA), que supostamente deveria celebrar-se na próxima semana em Bruxelas, dada a oposição de um parlamento regional de um dos Estados-membros, designadamente da Valónia, região francófona da Bélgica.
PUB
Os trabalhos começarão às 16:00 desta quinta-feira, em Bruxelas (15:00 de Lisboa), prosseguindo até sexta-feira à tarde.
Portugal estará representado pelo primeiro-ministro, António Costa, que, como habitualmente, participa antes na reunião dos Socialistas Europeus preparatória do Conselho Europeu.Já o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, desta feita não marcará presença na reunião do Partido Popular Europeu (PPE), por se deslocar à tomada de posse do Presidente de Cabo Verde.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Conselho Europeu União Europeia Theresa May Rússia sanções Angela Merkel François Hollande imigração refugiadosA Europa do lado de lá
UGT tratada com luvas de seda
Mais lidas
O Negócios recomenda