Tsipras propõe ex-ministro conservador para presidente da Grécia
Prokopis Pavlopoulos, antigo ministro do Interior do Nova Democracia, partido agora na oposição, é o candidato do Governo liderado pelo Syriza para presidente da República da Grécia. O anúncio foi feito nesta terça-feira pelo primeiro-ministro Alexis Tsipras e foi recebido com surpresa. O Syriza votara contra o anterior candidato, o Dimas Stavros (também do Nova Democracia), tendo sido a incapacidade do Parlamento de eleger o novo presidente que ditou a antecipação das eleições legislativas, que deram a vitória à coligação da esquerda radical.
PUB
Em declarações ao grupo parlamentar do Syriza, citadas pelo jornal grego Kathimerini, Tsipras disse que a decisão de nomear o ex-ministro do Interior conservador reflectiu a necessidade de "consenso político e social".
PUB
Tsipras já devia ter anunciado o nome do candidato à sucessão do presidente Karolos Papoulias no domingo, mas o processo foi cancelado no último momento devido a objecções dentro do seu partido. Segundo o jornal grego, o primeiro-ministro terá apontado o nome do Comissário Europeu para a Migração, Cidadania e Assuntos Internos, Dimitris Avramopoulos, como seu candidato, enquanto o ministro da Defesa, Panos Kammenos, propôs o nome da ex-ministra dos Negócios Estrangeiros, Dora Bakoyannis.
PUB
Segundo fontes referidas pelo Kathimerini, alguns responsáveis do Syriza terão dito a Tsipras que os únicos candidatos conservadores que o partido pode aceitar são o ex-ministro do Interior, Prokopis Pavlopoulos, já que tem sido uma figura crítica dos acordos de resgate, e a antiga ministra da Educação, Marietta Giannakou.
Saber mais sobre...
Saber mais Prokopis Pavlopoulos ministro do Interior do Nova Democracia presidente da República Alexis Tsipras Dimas Stavros Nova Democracia Karolos PapouliasO imperativo categórico
Esperteza saloia
Mais lidas
O Negócios recomenda