União Europeia Escócia avança com proposta para referendo sobre independência

Escócia avança com proposta para referendo sobre independência

A Escócia vai desafiar o Reino Unido, avançando com uma proposta para um segundo referendo sobre a independência do partido face ao Reino Unido. É a resposta escocesa ao Brexit.
A carregar o vídeo ...
Alexandra Machado 13 de outubro de 2016 às 12:33

A Escócia vai apresentar na próxima semana uma proposta para um novo referendo sobre a independência, como parte da estratégia deste país no seguimento do Brexit. A Escócia votou, maioritariamente, pela permanência do Reino Unido na União Europeia, ao contrário do que foi o resultado global final.

Por isso, agora, avançará com novo referendo sobre a sua independência face ao Reino Unido.

O anúncio foi feito pela primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon.

 
"Não há racional para tirar o Reino Unido do mercado único nem há autoridade para tal", declarou na abertura do congresso do seu partido, o Partido Nacionalista Escocês, em Glasgow. 

Acrescentou ser um acto de "vandalismo constitucional" tentar ignorar a voz do Parlamento escocês.  

"Estou determinada em que a Escócia tenha a possibilidade de reconsiderar a questão da independência - e o faça antes que o Reino Unido saia da União Europeia - se tal for necessário para proteger os interesses do nosso país. Por isso, confirmo que uma proposta de referendo será publicada e colocada em consulta na próxima semana".

Em conferência, Sturgeon lembrou o que disse no dia seguinte ao do referendo de 23 de Junho que ditou a vitória do Brexit no Reino Unido. Depois de saber do resultado, que deu vitória ao Brexit, Sturgeon disse que se guiaria pelo que fosse melhor para o povo da Escócia. 


Este será o segundo referendo em dois anos. Em 2014, os escoceses votaram contra a independência, por 55%, contra 45% que queriam sair do Reino Unido.

Numa sondagem realizada pela BMG para o Herald aponta para uma percentagem de 47% contra a independência, 38% a favor e 12% de indecisos.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI