Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Eurostat confirma inflação de 9,1% na Zona Euro em agosto. Portugal está acima da média

Taxa de inflação na Zona Euro atingiu o valor mais alto desde a criação da moeda única. Na União Europeia, a inflação já ultrapassou os dois dígitos: 10,1%. Portugal teve pelo terceiro mês consecutivo uma taxa de inflação acima da média da Zona Euro.

Uma subida acentuada dos bens alimentares pode afetar mais as famílias de rendimentos mais baixos, uma vez que gastam uma maior parte do seu salário em alimentação.
GettyImages
Joana Almeida JoanaAlmeida@negocios.pt 16 de Setembro de 2022 às 10:40
  • Partilhar artigo
  • 11
  • ...
O gabinete de estatísticas europeu, Eurostat, confirmou esta sexta-feira que a taxa de inflação na Zona Euro atingiu os 9,1% em agosto, mais dois pontos percentuais do que o registado no mês anterior. Este é o valor mais alto desde a criação da moeda única. Na União Europeia, a inflação já ultrapassou os dois dígitos: 10,1%. 

Tal como o Eurostat tinha antecipado, os produtos energéticos deram o maior contributo para a subida da taxa de inflação homóloga na Zona Euro (3,95 pontos percentuais), seguidos pela "alimentação, álcool e tabaco (+2,25 pontos percentuais), serviços (1,62 pontos percentuais) e bens industriais não energéticos (1,33 pontos percentuais)".

Em comparação com julho, a taxa de inflação caiu em 12 Estados-membros e aumentou em quinze. As variações homólogas mais baixas da taxa de inflação foram registadas em França (6,6%), Malta (7%) e na Finlândia (7,9%). Em sentido contrário, a Estónia (25,2%), Letónia (21,4%) e Lituânia (21,1%) registaram as maiores subidas.

Já Portugal teve pelo terceiro mês consecutivo uma taxa de inflação acima da média da Zona Euro, ao registar uma subida homóloga da inflação para 9,4% em agosto. Ainda assim, esta é uma das menores subidas entre os Estados-membros.

No que toca à variação em cadeia (de julho para agosto), Portuga, Irlanda, Grécia e a Finlândia foram os únicos países a registarem uma desaceleração na inflação em agosto.
Ver comentários
Saber mais inflação zona euro Portugal UE preços no consumidor
Outras Notícias