Oitante duplica distribuição ao Fundo de Resolução para 26 milhões
Entidade criada em 2015 para gerir os ativos do antigo Banif que o Santander não quis adquirir eleva o total de dividendos pagos desde 2020 para 176 milhões de euros.
A Oitante, que gere ativos do antigo Banif, vai entregar 13 milhões de euros adicionais ao Fundo de Resolução (FdR), informou esta instituição em comunicado.
"Trata-se da segunda distribuição ao Fundo de Resolução em 2025, depois do pagamento de um dividendo de 13,1 milhões de euros no decurso do ano", esclarece o FdR liderado por Máximo dos Santos, sublinhando que "com esta nova distribuição, o valor entregue pela Oitante ao Fundo de Resolução totaliza 176,2 milhões de euros desde a constituição da sociedade", o que aconteceu em 2020.
"Os valores obtidos e a obter pelo Fundo de Resolução em resultado da sua participação de 100% no capital da Oitante contribuem para a redução dos prejuízos de 489 milhões de euros que este Fundo suportou na resolução do Banif e serão utilizados no reembolso da dívida do Fundo de Resolução, nomeadamente perante o Estado", garante o Fundo.
Com esta decisão, "o valor distribuído pela Oitante até ao final de 2025 corresponde já a cerca de 36% da verba paga pelo Fundo de Resolução no âmbito da resolução daquele banco", conclui.
Mais lidas