Alemanha "má" de Trump aumenta exportações acima do esperado
As exportações da maior economia da Europa cresceram, em Abril, pelo quarto mês consecutivo, e mais do que o esperado pelos economistas.
Segundo os dados divulgados esta sexta-feira, 9 de Junho, pelo gabinete federal de estatísticas, as exportações alemãs subiram 0,9% em Abril, quando os economistas consultados pela Bloomberg antecipavam um crescimento mais modesto, de apenas 0,3%.
PUB
Com as importações a subirem 1,2% face a Março, o excedente comercial da Alemanha caiu para 18,1 mil milhões de euros.
Os dados são conhecidos duas semanas depois de o presidente norte-americano, Donald Trump, ter criticado a Alemanha por inundar os Estados Unidos com carros, chamando-a de "má, muito má" para o comércio.
"[Os excedentes] Também são causados por factores que não podem, pelo menos directamente, ser influenciados por medidas políticas financeiras na Alemanha, como por exemplo o preço do petróleo ou a taxa de câmbio do euro, e factores estruturais como os desenvolvimentos demográficos", afirmou o porta-voz do governo alemão, Georg Streiter, em resposta ao comentário do presidente dos Estados Unidos.
PUB
Esta sexta-feira, o banco central da Alemanha, o Bundesbank, vai actualizar as suas projecções económicas, traçando o cenário que será herdado pelo próximo chanceler do país, depois das eleições legislativas de Setembro.
Em Maio, o banco central antecipou que a economia vai continuar a crescer a um ritmo robusto nos próximos meses, apoiada pela "animada" procura interna e externa.
Mais lidas
O Negócios recomenda