Bancos encerrados na Grécia até segunda-feira
Após a decisão do BCE de, uma vez mais, não reforçar os valores da linha de financiamento aos bancos gregos, o governo de Alexis Tsipras decretou uma extensão do encerramento dos bancos e controlo de capitais no país.
PUB
Os bancos na Grécia deveriam reabrir já esta quinta-feira, 9 de Julho, mas o Executivo grego decidiu-se por os manter fechados.
PUB
Depois de no dia 28 de Junho ter anunciado que no dia seguinte, segunda-feira, o sistema financeiro ficaria sujeito a controlo de capitais e os bancos encerrados, a decisão do Governo de Tsipras tem-se mantido.
PUB
A medida tem permanecido a par com a decisão do Banco Central Europeu (BCE) de manter aberta a linha de financiamento aos bancos gregos, mas sem um reforço do montante disponível, que está actualmente em torno dos 89 mil milhões de euros - o que complicou a vida à banca numa altura em que as filas se amontoavam para levantamento de dinheiro.
PUB
Numa primeira fase, decretou-se que os bancos permaneceriam fechados até ao dia 6 de Julho, inclusive, e que os gregos não poderiam levantar mais de 60 euros por dia.
PUB
Entretanto, esta semana, com o acordo entre Atenas e os credores ainda por assomar, após a vitória do não às medidas da troika [no referendo de 5 de Julho], o Governo de Alexis Tsipras anunciou que os bancos só reabririam no dia 9 de Julho e não no dia 7.
Esta quarta-feira, e perante o facto de o BCE continuar a optar por não reforçar a linha de emergência de liquidez (ELA) à banca grega, o Executivo fez saber que as instituições financeiras permanecerão encerradas até à próxima segunda-feira, 13 de Julho, inclusive.
PUB
(notícia actualizada às 22h14)
Mais lidas
O Negócios recomenda