Pensionistas na Grécia vão poder levantar dinheiro no banco
A Grécia vai permitir a abertura de mil balcões bancários de quarta até ao final da semana apenas para pagar aos pensionistas que não tenham cartões de levantamento de dinheiro.
A Grécia vai reabrir mil balcões bancários entre esta quarta-feira, 1 de Julho, e o final da semana para o pagamento das pensões de quem não tem cartões de levantamento autonomático de dinheiro, anunciou esta manhã, terça-feira, 30 de Junho, o ministro das Finanças.
A Grécia decretou o controlo de capitais, através do encerramento dos bancos até 6 de Julho, o que significa que só no dia seguinte, 7 de Julho, voltarão a abrir para todas as operações.
Apesar deste controlo, os gregos continuaram a poder levantar dinheiro nos multibancos, num limite de 60 euros por dia, tendo as caixas automáticos sido reabastecidas durante a tarde de segunda-feira. Só que há muitos pensionistas que não têm cartões para levantar dinheiro e na tentativa de receber as pensões deslocaram-se ontem, segunda-feira, aos bancos. Mas não foram recebidos.
Agora, o ministério das Finanças determinou a abertura de mil balcões apenas para pagar aos pensionistas que podem levantar 120 euros esta semana. Os bancos estão também a ser pressionados a emitirem cartões de levantamento para os pensionistas, acrescenta a Bloomberg, explicando que com cartões os levantamentos poderão ser de 60 euros por dia.
Yannis Varoufakis, segundo a Reuters, reitera que os depósitos estão salvaguardados e que assim se manterão depois do referendo.
A Grécia tem referendo marcado para o próximo dia 5 de Julho.
Mais lidas