Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Tsipras põe moderado no lugar do rebelde Varoufakis

Euclid Tsakalotos não pensará muito diferente de Varoufakis, mas é um homem mais reservado e convencional e, segundo alguma imprensa grega, terá sido contra a convocação do referendo, defendendo um acordo com o Eurogrupo dentro do programa de assistência que entretanto expirou.

A carregar o vídeo ...
Who Will Be the Next Greek Finance Minister?
Eva Gaspar egaspar@negocios.pt 06 de Julho de 2015 às 17:47
  • Partilhar artigo
  • 5
  • ...

Euclid Tsakalotos prepara-se para tomar hoje mesmo posse como ministro grego das Finanças e será já ele quem apresentará as novas propostas da Grécia ao Eurogrupo extraordinário que terá lugar amanhã em Bruxelas, em antecipação da cimeira de líderes que discutirá o futuro do país no euro.

A passagem para as Finanças é uma promoção natural. O até agora ministro-adjunto dos Negócios Estrangeiros coordenava já desde finais de Abril as negociações com a troika, após o primeiro-ministro ter decidido retirar "palco" ao mediático e errático Yanis Varoufakis, que hoje apresentou a sua demissão – em inglês e no seu blogue – dando a entender que o fez a pedido de Alexis Tsipras que quererá um interlocutor mais capaz de "facilitar as negociações" com os europeus e com o FMI.

Tsakalotos é frequentemente descrito como o "cérebro" das políticas económicas do Syriza e não pensará muito diferente da linha marxista de Varoufakis. Em entrevista recente ao jornal francês Libération, acusou também os seus interlocutores de "não parecerem dispostos ao compromisso", disse querer um acordo sobre "um programa económico viável dentro do euro", realçando que "nós somos fundamentalmente pró-europeus".

 

É, porém, um homem bem mais reservado e convencional e chocou algumas vezes de frente com o antigo ministro rebelde, a quem chamou de "jogador" após uma reunião com os credores. Segundo alguma imprensa grega, Tsakalotos terá também sido contra a convocação do referendo, defendendo um acordo com o Eurogrupo dentro do programa de assistência que entretanto expirou.

 

Filho de um engenheiro naval, Tsakalotos nasceu em 1960 em Roterdão, nos Países Baixos, e passou a infância no Reino Unido, tendo frequentado a exclusiva escola de St. Paul´s por onde passaram muitos ministros britânicos, incluindo George Osborne, seu actual homólogo. Casado com uma escocesa, estudou Economia, Política e Filosofia nas universidades de Sussex e de Oxford, onde completou o doutoramento em 1989. É autor de seis livros e publicou vários artigos em revistas de economia.

Em Maio de 2012 foi eleito deputado pelo Syriza, tendo sido reeleito em Janeiro deste ano. É membro do Comité Político Central do partido de esquerda radical. 

Ver comentários
Saber mais Euclid Tsakalotos Grécia Eurogrupo Negócios Estrangeiros Yanis Varoufakis demissão
Outras Notícias