Confiança dos consumidores regista novo máximo de quase 20 anos

O indicador de confiança dos consumidores aumentou em Maio para um novo valor máximo na série que começa há quase vinte anos. Empresários também têm melhores perspectivas, mas há diferenças sectoriais.
Miguel Baltazar/Negócios
Catarina Almeida Pereira 30 de Maio de 2017 às 09:34

O indicador de confiança dos consumidores voltou a aumentar em Maio, para um novo valor máximo desde o início da série que começa em 1997, devido ao contributo positivo de todas as componentes, mas especialmente das perspectivas em relação ao emprego e à evolução da situação económica do país.

PUB
Confiança dos consumidores regista novo máximo de quase 20 anos

A informação divulgada esta terça-feira, 30 de Maio, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), revelam que o indicador de clima económico, que mede a confiança dos empresários também voltou a aumentar, depois de ter caído nos três meses precedentes.

PUB

Construção mais confiante, comércio menos

Neste caso, porém, há diferenças sectoriais, já que a subida é sobretudo registada na construção e obras públicas.

PUB

Na indústria transformadora o indicador de confiança estabilizou em Maio, "interrompendo a expressiva trajectória positiva" iniciada há quase um ano. As opiniões sobre procura global contribuíram positivamente, mas as apreciações sobre evolução dos stocks de produtos acabados e perspectivas de produção pesaram negativamente.

No comércio, o indicador diminuiu ligeiramente em Maio, ao contrário do que aconteceu no mês anterior, por causa das perspectivas de actividade e stocks.

PUB

Nos serviços, o indicador de confiança voltou a aumentar.

(Notícia actualizada às 9:48 com mais informação)

PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Confiança dos consumidores INE
Pub
Pub
Pub