Dívida pública desce 2,5 mil milhões para mínimos de Janeiro
A dívida pública desceu 2,5 mil milhões de euros em Novembro, colocando o endividamento público no nível mais reduzido desde Janeiro do ano passado.
PUB
De acordo com os dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal, no espaço de apenas três meses a dívida pública em Portugal recuou mais de 7,5 mil milhões de euros, em grande parte devido aos reembolsos efectuados ao FMI.
"Esta variação reflecte essencialmente o reembolso antecipado de empréstimos do Fundo Monetário Internacional", que em Novembro totalizou 2,8 mil milhões de euros, refere a nota do Banco de Portugal. Contra Novembro de 2016, a dívida líquida aumentou mil milhões de euros.
Em Outubro a dívida pública tinha registado uma queda ainda maior (3,8 mil milhões de euros), em grande parte devido à amortização, efectuada a 16 de Outubro, de uma obrigação do Tesouro a 10 anos, no valor de seis mil milhões de euros.
PUB
Em Novembro o Estado português pagou mil milhões de euros ao FMI, elevando para 10 mil milhões de euros os pagamentos antecipados em 2017 e para 80% o total do empréstimo já amortizado.
Quanto à dívida pública líquida de depósitos das administrações públicas registou uma descida de 600 milhões de euros em relação a Outubro, totalizando 222,2 mil milhões de euros. Os activos em depósitos das administrações públicas diminuíram 1,8 mil milhões de euros.
As previsões do Governo apontam para que a dívida pública chegue ao final do ano nos 126,2% do PIB, descendo novamente, em 2018, para 123,5% do PIB. Dado Novembro não ser um mês de final de trimestre, só é possível apurar o peso da dívida pública na economia em relação a Setembro. Tal como o Banco de Portugal já tinha revelado, a dívida pública no terceiro trimestre ficou em 130,8% do PIB, abaixo dos 132,1% do segundo trimestre.
PUB
(notícia actualizada às 11:20 com mais informação)
Mais lidas
O Negócios recomenda