Dívida pública sobe em janeiro após cinco meses a descer
A dívida pública aumentou 7,6 mil milhões de euros e 270,6 mil milhões de euros em janeiro, invertendo a tendência de queda dos últimos cinco meses, divulgou o Banco de Portugal (BdP).
PUB
Segundo uma nota do banco central, divulgada nesta sexta-feira, 1 de março, a subida deve-se a um aumento dos títulos de dívida (6,4 mil milhões de euros), principalmente de longo prazo, e a um empréstimo do Banco Europeu de Investimento de 700 milhões de euros.
A subida ocorre depois de cinco meses consecutivos de descida, invertendo uma tendência de queda que vinha desde julho. E coloca a dívida, em termos nominais, no nível que tinha em outubro. O aumento em janeiro compara com uma descida nominal de 9,3 mil milhões de euros no conjunto de 2023. Recorde-se que esta dívida é calculada na ótica de Maastricht, a que conta para apurar o cumprimento dos tratados europeus, embora as regras europeias apenas considerem o rácio da dívida no PIB no final do ano - o valor referente a 2024 só será conhecido daqui a sensivelmente um ano.
O aumento em janeiro compara com uma descida nominal de 9,3 mil milhões de euros no conjunto de 2023.
PUB
Já os depósitos das Administrações Públicas aumentaram 6,8 mil milhões de euros. Deduzida desses depósitos, a dívida pública aumentou 800 milhões de euros, para 252,5 mil milhões de euros.
Saber mais sobre...
Saber mais Dívida pública Crédito e dívida Banco Europeu de Investimento Banco de PortugalAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda