Economistas esperam ligeira aceleração do PIB no 1.º trimestre
Os economistas contactados pela Lusa antecipam que a atividade económica portuguesa tenha crescido, em média, 0,5% em cadeia até março, ligeiramente acima dos 0,4% registados no final de 2018. Em termos homólogos deverá ter avançado 1,7%, um valor em linha com o de 2018. O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) divulga hoje a estimativa rápida sobre a evolução do PIB nos primeiros três meses do ano.
PUB
As previsões mais otimistas são do Núcleo de Estudos de Conjuntura da Economia Portuguesa (NECEP) da Universidade Católica, que antecipa que o crescimento económico tenha acelerado no primeiro trimestre, com o PIB a avançar 0,7% em cadeia e 1,9% em termos homólogos.
Na Folha Trimestral de Conjuntura divulgada em 10 de abril, o NECEP indicou tratar-se de uma previsão "ligeiramente acima" do crescimento de 0,4% em cadeia e de 1,7% registado no quarto trimestre de 2018.
PUB
O Santander também antecipa um crescimento do PIB de 1,9% no primeiro trimestre em termos homólogos, apontando uma expansão de 0,6% em cadeia.
"Durante 2019, a procura interna deverá impulsionar o crescimento, compensando parcialmente quaisquer choques externos que possam afetar a dinâmica das exportações", indica o Santander numa nota de análise de abril, com as suas previsões para a economia portuguesa para o primeiro trimestre.
Já o Montepio prevê que o PIB tenha crescido 1,8% em termos homólogos e "um crescimento em cadeia entre 0,4% e 0,6%".
PUB
O BPI, por seu turno, espera uma expansão de 1,7% no primeiro trimestre na comparação com o mesmo período de 2018, e um crescimento de 0,5% em cadeia.
Já o BBVA prevê uma expansão da economia de 1,5% na comparação com o primeiro trimestre do ano passado e um crescimento de 0,3% face aos três meses anteriores, abaixo do registado no último trimestre de 2018.
A previsão em cadeia mais modesta para a evolução do PIB é da Infinox, que antecipa um crescimento de 0,2% até março, face aos três meses anteriores, esperando uma expansão de 1,5% em termos homólogos.
PUB
"As políticas orçamentais destinadas ao aumento do crescimento económico por via do consumo privado começam a notar algum "desgaste", então prevê-se que a expansão económica seja feita a um ritmo mais moderado", comentou à Lusa Pedro Amorim, analista da Infinox.
O Governo espera que a economia cresça 1,9% no conjunto de 2019, acima dos 1,7% previstos pela Comissão Europeia, pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e pelo Banco de Portugal e também acima dos 1,6% antecipados pelo Conselho das Finanças Públicas.
Saber mais sobre...
Saber mais Défice orçamental meta Mário Centeno Ministro das Finanças contas nacionais PIB economiaMais lidas
O Negócios recomenda