UTAO calcula que dívida pública tenha estabilizado nos 130,4% do PIB até Março
Na nota mensal de Abril sobre a dívida pública, a que a Lusa teve hoje acesso, a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) refere que a dívida pública na óptica de Maastricht, a que conta para Bruxelas, "aumentou no primeiro trimestre", para os 243,5 mil milhões de euros, acima dos 241,1 mil milhões a que chegou no final de 2016.
PUB
Mas, face ao Produto Interno Bruto (PIB), os técnicos independentes que apoiam o parlamento calculam que a dívida pública "se tenha situado entre 130% e 130,7% do PIB" no final do primeiro trimestre, o que coloca o valor central da projecção nos 130,4%, igual ao registado em Dezembro do ano passado.
PUB
A UTAO indica que, a confirmar-se esta previsão, "regista-se uma manutenção face ao valor da dívida pública no final de 2016", o que se traduz num rácio superior ao previsto pelo Ministério das Finanças para este ano, de 127,9% do PIB.
PUB
Quanto à dívida pública excluindo os depósitos da administração pública, a UTAO estima que tenha atingido os 121,3% do PIB no final do primeiro trimestre, "um acréscimo de 0,2 pontos percentuais face ao final de 2016".
Saber mais sobre...
Saber mais Unidade Técnica de Apoio Orçamental mercado de dívida PIB Produto Interno Bruto Bruxelas MaastrichtMais lidas
O Negócios recomenda