Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Coordenador da UTAO defende reforma do enquadramento orçamental

Rui Baleiras pede ao primeiro-ministro, António Costa, que complete esta reforma, fundamental para um novo paradigma de gestão das contas públicas.

A carregar o vídeo ...
  • Partilhar artigo
  • ...

 O coordenador da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO), Rui Baleiras, pede ao primeiro-ministro que "complete a reforma do enquadramento orçamental".

Na Conversa Capital, espaço de entrevista conjunta do Negócios e Antena 1, o economista que lidera esta unidade criada pela Assembleia da República considera que essa reforma é essencial para mudar o paradigma da gestão das contas públicas e lamenta que ainda não se tenha concretizado.

Rui Baleiras lembra que a Lei de Enquadramento Orçamental e o Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas, dois instrumentos fundamentais desta reforma, foram aprovadas há quatro anos mas continuam por implementar.

O economista critica a política de cativações e defende ainda que estas reformas ajudariam a minimizar os impactos de um eventual abrandamento económico.

"Além de ser uma injeção enorme de reputação na nossa política orçamental, teria reflexos positivos no investimento estrangeiro, enfim, na imagem do próprio país" argumenta Rui Baleiras.

Ver comentários
Saber mais Rui Baleiras UTAO Tribunal de Contas conselho de finanças públicas Lei de Enquadramento Orçamental
Outras Notícias