pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Governo revê em baixa meta da dívida pública "que ficará abaixo dos 120%" do PIB

O ministro das Finanças anunciou esta terça-feira que a meta para a dívida pública prevista para este ano deverá ser revista em baixa face ao que estava previsto no Orçamento do Estado que entrou em vigor no final de junho.

Medina
Medina José Sena Goulão/Lusa
06 de Setembro de 2022 às 10:34

A dívida pública deverá ficar este ano abaixo da meta traçada pelo Governo no Orçamento do Estado que entrou em vigor no final de junho, indicou o ministro das Finanças, esta terça-feira.

O primeiro-ministro já tinha dito, na véspera, que as metas do défice e da dívida não seriam alteradas com este programa anti-inflação, mas agora Fernando Medina aponta mesmo para um valor abaixo do previsto. "Toda a informação nos indica que vamos cumprir esse objetivo, e abaixo dos 120% do produto (PIB)", indicou o ministro na conferência de imprensa que detalha as medidas do pacote aprovado pelo Governo.

No OE 2022, as Finanças apontam para um rácio de 120,7% da dívida pública no PIB.

"Teremos a terceira maior redução da dívida – estimativas da Comissão Europeia" - ainda antes do verão, sublinhou o ministro das Finanças, afirmando que se "percebe melhor a importância desta opção política "precisamente porque nos permite ir melhorando o rating da República", lembrando que a agência de notação financeira DBRS subiu a classificação da dívida no final de agosto com perspetiva estável.

(Notícia atualizada às 10:45)

Ver comentários
Publicidade
C•Studio