Catarina Martins diz que teve com Governo primeira reunião de negociação do OE2019
"Esta foi uma primeira reunião de negociação. Como tenho dito todos os anos, as negociações fazem-se à mesa", declarou Catarina Martins após cerca de duas horas e meia de reunião com António Costa, nas instalações provisórias do líder do Executivo, no Terreiro do Paço.
PUB
Catarina Martins recusou-se depois a esclarecer os jornalistas sobre se o Bloco de Esquerda já tinha apresentado ao primeiro-ministro um caderno reivindicativo.
PUB
A coordenadora do Bloco de Esquerda estava acompanhada pelo seu líder parlamentar, Pedro Filipe Soares, e pelos dirigentes Mariana Mortágua e Jorge Costa.
Além de António Costa, o Governo fez-se representar na reunião pelo ministro das Finanças, Mário Centeno, e pelo secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos.
PUB
A reunião estava agendada para as 17:00, mas António Costa só chegou ao Terreiro do Paço depois das 17:30, vindo de uma sessão de apresentação do Programa Nacional de Investimentos 2030, no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).
PUB
Até agora, o primeiro-ministro ainda não se pronunciou sobre negociações com parceiros parlamentares para a elaboração da proposta de Orçamento do Estado para 2019.
Por sua vez, na segunda-feira, questionada pelos jornalistas sobre esta reunião de hoje, Catarina Martins respondeu: "Como eu, aliás, julgo que tenho repetido, todos os anos por esta altura, neste momento as negociações fazem-se à mesa".
PUB
"O Bloco de Esquerda fará várias reuniões, umas mais sectoriais do que outras. Teremos sempre a mesma posição: seremos a garantia do cumprimento dos acordos que fizemos em 2015: recuperar salários e pensões, proteger os serviços públicos", disse.
Saber mais sobre...
Saber mais Catarina Martins António Costa Bloco de Esquerda Mariana Mortágua Mário Centeno Jorge Costa Pedro Filipe Soares Governo Pedro Nuno Santos política Orçamento do EstadoMais lidas
O Negócios recomenda