Governo promete consolidação estrutural de quase mil milhões
O Governo espera uma redução do défice estrutural de 0,5% do PIB entre 2017 e 2018, apurou o Negócios. Isto significa que o Executivo conta fazer no próximo ano uma consolidação estrutural de quase mil milhões de euros.
PUB
A meta faz parte dos cálculos com que o Governo está a trabalhar para fechar o Orçamento do Estado para 2018 e segue-se a um ano em que a consolidação estrutural vale menos de metade do objectivo traçado agora para 2018.
No Programa de Estabilidade, de Abril, o Executivo apontava para uma correcção do saldo estrutural igual a 0,6% do PIB.
PUB
O saldo estrutural é um dos indicadores que a Comissão Europeia acompanha com mais atenção, já que ele permite medir o verdadeiro esforço de consolidação orçamental de um Executivo. Isto porque, enquanto o défice orçamental pode ser corrigido com a ajuda da economia e de medidas extraordinárias (como por exemplo receitas pontuais), o saldo estrutural é calculado descontado estes efeitos.
A nova meta acontece numa altura em que o Executivo reduz o défice orçamental (de 1,4% para 1%, entre 2017 e 2018) e vê a economia a crescer, embora em desaceleração - as previsões de crescimento económico no OE serão de 2,6% e 2,2% este ano e no próximo.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda