PAN volta a mudar e vai votar favoravelmente o Orçamento
O partido Pessoas Animais e Natureza (PAN) vai votar favoravelmente o Orçamento do Estado para 2018, na votação final global do documento marcada para esta tarde, depois de na votação na generalidade ter optado pela abstenção. O partido justifica esta alteração no sentido voto com as medidas "estruturais" que conseguiu incluir no Orçamento.
PUB
O Governo contará assim com o apoio de mais um partido além dos que o apoiam formalmente no Parlamento – Bloco de Esquerda, PCP e Verdes.
Num comunicado enviado às redacções, o partido liderado por André Silva explica que a mudança no sentido de voto se deve à "aprovação de medidas em áreas estruturais" e identifica-as: - Aumento de 10% de nutricionistas e de 7% de psicólogos no SNS - Distribuição de fruta a 150 mil crianças do ensino pré-escolar e de bebidas vegetais no 1º ciclo e pré-escolar - Criação de 49 salas de atendimento à vítima e condições para partos na água - Fim da isenção do pagamento de Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) para empresas que produzem electricidade a partir do carvão - Reforço do investimento em 2 milhões de euros em Centros de Recolha Oficial de Animais e apoio a escolas de formação de cães de assistência. "Pela terceira vez, o PAN, alcança medidas importantes no Orçamento do Estado, que exigiram um forte empenho negocial para alcançar avanços em áreas estruturais e que ainda não são reconhecidas como prioritárias pelos decisores políticos nacionais", explica o partido no mesmo comunicado, apesar de considerar que este é um "Orçamento distante da visão do PAN mas com contributos importantes para uma visão ambiental e social de longo prazo.
PUB
Num comunicado enviado às redacções, o partido liderado por André Silva explica que a mudança no sentido de voto se deve à "aprovação de medidas em áreas estruturais" e identifica-as:
- Aumento de 10% de nutricionistas e de 7% de psicólogos no SNS
PUB
- Distribuição de fruta a 150 mil crianças do ensino pré-escolar e de bebidas vegetais no 1º ciclo e pré-escolar
- Criação de 49 salas de atendimento à vítima e condições para partos na água
PUB
- Fim da isenção do pagamento de Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) para empresas que produzem electricidade a partir do carvão
- Reforço do investimento em 2 milhões de euros em Centros de Recolha Oficial de Animais e apoio a escolas de formação de cães de assistência.
"Pela terceira vez, o PAN, alcança medidas importantes no Orçamento do Estado, que exigiram um forte empenho negocial para alcançar avanços em áreas estruturais e que ainda não são reconhecidas como prioritárias pelos decisores políticos nacionais", explica o partido no mesmo comunicado, apesar de considerar que este é um "Orçamento distante da visão do PAN mas com contributos importantes para uma visão ambiental e social de longo prazo.
PUB
Por este motivo, o PAN decidiu votar "favoravelmente" o Orçamento do Estado para 2018.
A 3 de Novembro, aquando da votação na generalidade, o partido tinha optado pela abstenção.
O PAN repete assim os sentidos de voto assumidos para o Orçamento de 2017, quando se absteve na generalidade, mas votou favoravelmente na votação final global.
PUB
No Orçamento do Estado para 2016, o PAN absteve-se em ambos as votações.
Adam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda