Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

BE queria subir derrama. Governo afasta ideia pois "empresas também foram duramente atingidas pela crise"

No debate de generalidade do Orçamento suplementar, o ministro das Finanças defendeu que "as empresas também foram duramente atingidas pela crise" e que precisam de estabilidade.

Mário Cruz
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
O ministro das Finanças, João Leão, afastou esta quarta-feira a ideia bloquista de subir a derrama para as empresas com lucros acima de 1,5 milhões de euros. Perante a proposta feita durante o debate do Orçamento do Estado suplementar, João Leão argumentou que "as empresas também foram duramente atingidas pela crise". 

Mariana Mortágua, deputada do BE, tinha defendido em plenário a subida em 1 ponto percentual da derrama a aplicar a lucros acima de 1,5 milhões de euros. A ideia, argumentou a bloquista, seria pedir um esforço adicional a estas empresas para financiar melhor os serviços públicos na resposta à pandemia.

Depois, confrontou o Executivo: "O Governo vem a este debate com o objetivo de melhorar o Orçamento e aceitar democraticamente" as propostas do Parlamento, "ou procura apenas um carimbo?"

João Leão aproveitou o balanço que levava na resposta à deputada do CDS Cecília Meireles – de que o OE suplementar "não propõe nenhum aumento de impostos" e que o Governo também não antevê nenhuma subida – para afastar a ideia de Mortágua.

Depois de sublinhar que os partidos foram todos ouvidos no âmbito da construção do Programa de Estabilização Económica e Social, e que este já prorroga vários apoios, defendeu: "Não devemos acrescentar mais incerteza sobre as empresas. As empresas também foram duramente atingidas pela crise, é importante o Estado garantir um quadro de estabilidade e de confiança neste contexto." 

De seguida, reafirmou a ideia de que os partidos não podem fazer alterações ao Orçamento que aumentem o défice, nem mesmo no âmbito de um retificativo, recordando um acórdão do Tribunal Constitucional de 1986.
Ver comentários
Saber mais OE Orçamento do Estado Orçamento suplementar Orçamento retificativo Governo Parlamento Assembleia da República
Mais lidas
Outras Notícias