Função pública atinge nível recorde de reformas
O número de aposentações no Estado este ano é 25% superior ao do ano passado, com os professores a serem responsáveis por grande parte deste incremento, segundo escreve esta quarta-feira o “Correio da Manhã”.
A corrida à reforma na Administração Pública atingiu este ano um novo recorde, com cerca de 26 mil funcionários do Estado aposentados desde o início do ano, mais 25% do que no ano passado, de acordo com a edição desta quarta-feira do “Correio da Manhã”.
Os professores, adianta o jornal, foram os grandes protagonistas deste movimento de saída, com 4.628 docentes a concretizarem a aposentação no decurso de 2013, dos quais 3.184 a partir de Outubro.
Neste momento, indica ainda o “Correio da Manhã”, quase 15 mil pedidos de reforma antecipada aguardam uma decisão da Caixa Geral de Aposentação (CGA) desde Novembro de 2012.
José Abraão, da Federação Sindical da Administração Pública, justifica a corrida à reforma com o facto de “as pessoas quererem fugir às penalizações que o Governo tem introduzido no sistema”, segundo o mesmo jornal.
Mais lidas