Função Pública Governo esclarece que os salários da Função Pública vão aumentar 0,3%

Governo esclarece que os salários da Função Pública vão aumentar 0,3%

O Ministério das Finanças esclareceu ao final da tarde que os salários vão aumentar 0,3% no próximo ano, depois de a Fesap ter dito que os aumentos seriam iguais aos das pensões.
Governo esclarece que os salários da Função Pública vão aumentar 0,3%
Mariline Alves
Catarina Almeida Pereira 11 de dezembro de 2019 às 19:40
O Governo vai afinal aumentar os salários de todos os funcionários públicos em 0,3% no próximo ano, de acordo com os esclarecimentos prestados pelo secretário de Estado do Orçamento, João Leão, e pelo Ministério das Finanças.

"A proposta considera como referencial para aumentos salariais de 2020 a taxa de inflação observada até novembro de 2019 (de 0,3%, para todos os trabalhadores)", refere uma nota enviada às redações.

O Governo corrige assim a informação publicada pelos orgãos de comunicação social com base nas declarações de José Abraão, da Fesap, que esta tarde garantiu que o Governo iria utilizar para os aumentos da Função Pública exatamente a mesma fórmula que é usada para as pensões.

Isso significa que em vez de os salários mais baixos aumentarem 0,7% e dos mais altos ficarem congelados o Governo vai optar por aumentos nominais de 0,3% para todos os trabalhadores do Estado.

Em declarações aos jornalistas, o secretário de Estado do Orçamento, João Leão, garantiu que em 2021 os aumentos não serão inferiores a 1%, podendo ser superiores se a inflação registada superar este número.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI