Bruxelas aprova programas do PT2030. Governo cria novo modelo de governação de fundos
A Comissão Europeia aprovou esta quinta-feira todos os programas do próximo quadro comunitário de apoio, o Portugal 2030 (PT2030). O anúncio foi feito pela ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva – que tutela os fundos europeus –, após a aprovação em Conselho de Ministros do novo modelo de governação dos fundos europeus.
"O Conselho de Ministros aprovou hoje [quinta-feira], no mesmo dia em que a Comissão Europeia aprovou todos os programas do PT2030, o decreto-lei que estabelece o modelo de governação dos fundos europeus para o período de programação 2021-2027", referiu a ministra da Presidência, em conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros.
PUB
Em causa estão os sete programas regionais (Norte, Centro, Lisboa, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira) e os quatro programas temáticos (demografia, qualificações e inclusão; inovação e transição digital; ação climática e sustentabilidade; e mar), que foram apresentados por Portugal a Bruxelas no final de outubro e vão compor o novo quadro comunitário, que entrará em vigor em 2023 e permitirá a Portugal ter acesso a cerca de 23 mil milhões de euros em fundos.
Com o diploma aprovado agora em Conselho de Ministros, o Governo espera um modelo de governação "claro, eficiente, transparente, ágil e flexível" para os fundos europeus, "que promova sinergias e complementaridades com outras fontes de financiamento e assegure a parceria com a sociedade civil".
Além do PT2030, esse novo modelo de governação irá abranger também o Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI), e o plano estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC). A ideia é garantir uma maior articulação e uma maior transparência e controlo em matéria de fundos europeus, com uma clarificação das competências de cada um dos órgãos de governação.
PUB
"Com este diploma o Governo pretende estabelecer um modelo de governação que permita a plena execução dos fundos europeus, destacando-se os comprometidos no Portugal 2030, aproveitando a contribuição essencial que estes fundos representam para a transformação estrutural da economia do país e prosseguindo o caminho estratégico de afirmação de Portugal enquanto país mais justo, coeso e competitivo", refere o Governo, em comunicado.
Falta agora apenas a aprovação do regulamento geral e dos regulamentos específicos de cada um dos programas inseridos no PT2030 para que possam ser lançados os primeiros concursos. A previsão do Governo é de que esses concursos possam ser lançados ainda no primeiro trimestre do próximo ano.
Saber mais sobre...
Saber mais PT2030 fundos europeus modelo de governação fundos comunitários quadro comunitário de apoio Comissão Europeia BruxelasMais lidas
O Negócios recomenda