Fundo de emergência à habitação vai ter 100 milhões

O Governo tem em fase final de regulamentação o Fundo que vai ajudar pessoas com o apoio de emergência ao pagamento de rendas ou prestações da casa, garantiu Miguel Pinto Luz no Parlamento. A estimativa é que tenha um valor de 100 milhões de euros, falta o ok das Finanças.
casas habitação rendas imi lisboa
DR
Filomena Lança 12 de Fevereiro de 2025 às 11:28

O Fundo de Emergência à Habitação, inscrito no Orçamento do Estado para 2024, mas que ainda não saiu do papel, "está em vias de finalização", afirmou esta quarta-feira no Parlamento o ministro das Infraestruturas e Habitação. "As contas estão feitas" e "estão nas Finanças", mas o ministro estima que o fundo venha a ter um valor na ordem dos 100 milhões de euros

PUB

Este fundo, recorde-se, foi criado por proposta do Livre e pretende garantir que as pessoas não têm de sair das suas casas (apoiando o pagamento de rendas ou de prestações de empréstimos), simultaneamente garantindo apoio de emergência a quem se veja privado da sua habitação e não tenha alternativa, por exemplo garantindo alojamento temporário.

Nunca foi regulamentado, mas está previsto que seja financiado com uma percentagem de 25% do Imposto de Selo (IS) cobrado em todas as transações imobiliárias o que, estima o Governo, significará um montante na ordem dos 100 milhões. 

Miguel Pinto Luz está esta manhã no Parlamento, numa audição na comissão parlamentar de Economia, Obras Públicas e Habitação.

PUB
Pub
Pub
Pub